quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Quanta imbecilidade...

Hoje, ao chegar em casa da faculdade, me deparo com uma notícia um tanto quanto emblemática sobre a situação de dominação em que se encontra a sociedade, pois remete-me a uma leitura que fiz há vários anos, quando ainda frequentava o Ensino Médio.

A notícia tem o seguinta título: "Tropa de choque da PM entra em confronto com policiais civis em greve em SP".

Eu só posso pensar em quanta imbecilidade pode estar contida nesta sentença, uma vez que o que vemos é o que a classe dominante do país( que inclui os ricos, governantes e demais privilegiados da sociedade ) é a que coloca os "supostos" policiais civis e militares( ambos fazem parte da mesma classe social) "brigando"( por quem? por eles?) pelos interesses dos dominantes e pela manutenção do sistema de "castas" sociais que regem o nosso dia a dia.

Trocando em miúdos, ambos policiais são contratados pelo Estado, sendo obrigados, com a força da lei, a travarem uma guerra que sustenta essa relação de regentes( dominantes) contra os regidos(dominados) de que ambos( "policiais") são integrantes.

Todavia, o pior disso tudo é que eles não sabem disso; acreditam estar lutando para manter "a ordem"; mas que ordem seria essa? Seria a manutenção desse sistema mortífero e de exclusão em que nos encontramos?

Reflitamos, apenas, se é que ainda podemos...

PS: A leitura à qual me refiro é de um livro chamado" Democracia"; um entre tantos com este título, do qual não me lembro a editora, mas muito importante em minha formação, como ser, talvez, "crítico".

Nenhum comentário: